O QUE FAZ UM NEGÓCIO DAR CERTO?
É muito interessante falar do que faz um negócio dar certo, quando assim como todo empreendedor, também está se buscando essa resposta. Aqui na Kayros temos mais de uma década buscando entender esse processo, através dos casos em que trabalhamos para nossos clientes e também através de nossa própria história.
E ao longo dessa caminhada, descobrimos que todo esse processo se assemelha muito com nosso próprio ciclo de vida. Desde nosso nascimento somos submetidos a vários processos que, sem os quais não seria possível nos desenvolvermos. São princípios essenciais para a vida. A nossa vida e a vida de nossos negócios.
Antes de tudo, Respire!
Pode parecer muito óbvio, mas para um negócio dar certo, duas coisas são essenciais, sem as quais nenhum outro passo pode ser dado. Estamos falando de inspiração e expiração. Para nós é o ar o elemento principal de tudo o que fazemos. Sem ele, game over!
O ar que alimenta um negócio é composto de dois elementos: um sonho e muito trabalho. Não falo aqui de qualquer sonho, mas de um sonho que realmente move o espírito de empreender. Um sonho que toma conta da mente 24 horas por dia. É o entusiasmo de enfrentar qualquer circunstância em nome de sua realização. É a vontade de impactar e transformar o meio em que o negócio está inserido.
E é esse ar que deve ser objeto da inspiração de um negócio para ele dar certo. Se não tiver “brilho no olho” não adianta continuar, não vai funcionar. Outro detalhe, essa inspiração deve ser contagiante, a ponto de que contagie todos que estão em sua volta e faça com que a sinergia entre em ação, transformando 1+1 em 3,4,5......
Mas não é necessário somente inspirar. É preciso expirar. E expirar muito trabalho. Não existe aqui esse negócio de 8 horas de trabalho por dia. É a famosa frase “no pain no gain”. É trabalho duro, incansável, testando os limites da resistência mental ou física. Não adianta delegar para uma equipe que não vê no seu líder o exemplo. O líder tem uma responsabilidade enorme nesse ponto, pois ele é o ponto central em que todos aqueles que estão em volta irão se apoiar e tomar por exemplo.
Então, respire muito!
Alimente-se (de preferência de forma saudável), mas atenção com a dieta.
Falamos muito aqui em nosso blog sobre planejamento, e não poderíamos deixar de lado aqui. Contudo vamos falar de dois aspectos do planejamento que são o “tutano” de qualquer negócio. Estrutura de capital e mercado de atuação.
Um negócio para dar certo precisa além de respirar muito como falamos, deve criar uma estrutura de capital que possa sustentar o fluxo de suas operações. Essa estrutura de capital pode ser própria ou de terceiros. Escolher sócios estratégicos que além de capital somem esforços para o bem do negócio e ainda linhas de crédito adequadas ao momento e ao fluxo da operação serão responsáveis pelo desenvolvimento saudável do negócio. Um erro em algum desses pontos pode minar todo esforço empreendido.
Outro ponto importante é a correta adequação da empresa ao seu mercado de atuação. Muitos empresários acabam por desconectar a operação de suas empresas dos mercados por ela atendidos, quer desenvolvendo produtos não alinhados às expectativas de seus clientes ou ainda oferecendo serviços que eles não desejem. E isso custa caro e pode consumir todos os recursos disponíveis.
E ainda, muita atenção com sua dieta, ou melhor seus custos. Reduza sempre custos que não sejam estratégicos a sua empresa. Não importa quais sejam, se não são custos que promovam o crescimento da sua empresa e somente tornem sua estrutura mais pesada, elimine-os imediatamente.
Comunique-se.
É muito importante para um negócio dar certo que ele saiba se comunicar. Essa comunicação envolve tanto aspectos internos junto a própria equipe, quanto a comunicação dos fornecedores, clientes e o mercado. Um negócio precisa ter consciência de sua existência e todos os que estão nele também.
Aprender a falar e a comunicar-se para uma empresa é poder disseminar de forma abrangente suas ideias e suas crenças em todo seu raio de atuação. É criar uma cultura de boas ideias e boas pessoas envolvidas no negócio e comprometidas de verdade com seu sucesso. É transmitir ao mercado a que veio e sempre buscar a transparência com todos.
Tenha sempre gente competente ao seu lado, que entendam e pratiquem os objetivos da empresa, somando esforços para que todos os objetivos sejam atingidos.
Ganhe musculatura e seja rápido.
Assim como nós seres humanos, as empresas precisam se exercitar para poder ganhar seus músculos. E isso corresponde a encarar os desafios que se apresentam com olhar altivo; é ter disposição para assumir riscos quando todos querem o conforto da segurança; é sempre buscar, como diz Marcel Telles (3G Capital), "um osso maior do que a gente dá conta de roer".
Para um negócio, ficar parado pode atrofiar seu desenvolvimento. É preciso estar sempre atento à concorrência, às mudanças do mercado, ao surgimento de novos produtos ou serviços e agir rápido. Contudo ao assumir riscos, uma empresa deve sempre fazê-lo de modo a entender a importância destes riscos assumidos e ser capaz de gerenciá-los
A exposição e estas mudanças e a estes riscos fará com que a empresa possa crescer nas adversidades que ela encontrar, beneficiando-se de cenários caóticos. O timing dessa ação pode ser o que diferenciará o seu negócio e o de seu concorrente.
Aprenda sempre.
Nos vários cases que temos trabalhado ao longo desses anos, notamos que as empresas que tem uma disposição intrínseca em aprender com seus erros conseguem se sobressair. É necessário que um negócio possa aprender com os erros seus e de outros negócios (e aprenda o quanto antes). O melhor prejuízo será sempre o menor. Para as empresas, a velocidade com que elas aprendem com suas falhar fará com que reduzam seus custos e otimizem suas receitas.
Não tenha medo de errar pois o medo paralisa. Mas se errar, erre pequeno e o suficiente para corrigir sua rota sem comprometer a sobrevivência de seu negócio.
Saiba onde quer chegar.
As ações que são tomadas hoje têm um efeito decisivo e determinante para o sucesso de um negócio. Por isso é muito importante saber onde se quer chegar, quais os objetivos a serem atingidos e manter sempre o foco no longo prazo. Todas as ações que uma empresa deve tomar devem passar pelo crivo do planejamento, respondendo a duas perguntas simples: essa ação faz sentido frente aos nossos objetivos? Se faz sentido, como devemos fazer?
Por fim, sempre entregue o seu melhor. Seja como empreendedor, seja como líder em uma empresa, seja como colaborador, sempre faça o melhor que puder, e sempre que puder. Não espere para começar amanhã. Afinal de contas, crescer é a nossa vocação.