O papel da liderança para empreender com sucesso.
Já falamos por diversas vezes aqui em nosso blog sobre a importância da gestão e do planejamento para o sucesso de uma empresa. Estes são fatores extremamente importantes para o futuro do negócio, mas todos eles estão diretamente relacionados com o líder e o perfil de liderança que ele exercerá dentro da empresa. Um bom líder tem a importante missão de comandar sua equipe utilizando-se dos melhores recursos disponíveis para que sejam atingidos os objetivos da empresa.
Existe, contudo, uma diferença na essência entre liderar e chefiar. Tratam-se de conceitos distintos, separados pelo aspecto comportamental de cada gestor em relação aos seus liderados e que afetam positiva ou negativamente a produtividade e por consequência os resultados obtidos pela empresa.
A seguir, vamos entender um pouco mais sobre essas diferenças e sobre como ser um bom líder é fundamental para empreender com sucesso.
Liderança ou chefia, em qual perfil você se encaixa?
Olhando de maneira superficial, ser um líder ou ser um chefe podem ser situações bastantes similares, pois cada um deles terá uma responsabilidade junto à sua empresa para conseguir os objetivos definidos. Mas essa semelhança fica somente no terreno da superficialidade
Apesar de ocuparem os mesmos cargos de gestão, existe uma diferença crucial entre ser chefe e ser líder. O chefe é a figura tradicional que vinculamos à pessoa que somente cobra resultados. Seu foco é sempre imediatista e nunca ou quase nunca estratégico. Um chefe também não se preocupa com questões relacionadas ao incentivo e motivação de sua equipe, criando um ambiente desestimulador a novas ideias e a criatividade, esquecendo-se que, no processo para se atingir objetivos, existe uma equipe formada por pessoas que podem ter boas soluções ou que precisam de instrução em algum momento.
Esse tipo de comportamento é bastante tóxico para o ambiente corporativo, o que pode inibir o aparecimento de grandes talentos no time, já que o chefe quase sempre vê os funcionários como apenas subordinados.
Já o líder, por sua vez, mantém sua visão estratégica com seu foco sempre no longo prazo. Isso não significa que não esteja comprometido com as metas e objetivos no curto prazo, mas um líder sabe que precisa cultivar um ambiente que seja sustentável e alinhado com o planejamento de sua empresa.
Além de saber delegar tarefas, um líder de sucesso está sempre atento aos aspectos comportamentais de seu time, sempre incentivando e buscando extrair o melhor de cada um, motivando e promovendo um ambiente criativo.
Um líder que deseje empreender com sucesso estará comprometido com sua equipe e sobre como motivá-la e mantê-la alinhada com os objetivos definidos.
Dicas para ser um líder que faça a diferença
Já vimos a diferença entre o líder e o chefe. Eles são dois extremos de uma escala que devem ser corretamente calibrada conforme o momento. Você provavelmente deve ter se identificado às vezes como chefe ou como líder e isso realmente pode variar, conforme a cultura da empresa, o segmento de mercado onde ela atua, o perfil dos colaboradores, e outras variáveis intrínsecas ao próprio negócio.
O fato é que, quanto mais próximo do perfil de um líder o empreendedor estiver, maiores serão as suas chances de sucesso. E para auxiliar nessa calibragem elencamos algumas características que identificam um líder que faz a diferença para o sucesso de sua empresa. São elas:
Atitudes falam mais que palavras.
É muito importante que o discurso sempre esteja alinhado com a prática. Por isso, um líder deve ter sempre coerência entre o seu discurso e suas ações e isso se dá através do exemplo.
Se deseja que seus colaboradores cheguem no horário, seja o primeiro a estar em sua empresa. Se deseja que eles busquem conhecimento e desenvolvam-se, mostre isso com suas atitudes também.
Um discurso com boa aderência à prática é o primeiro ponto para que um líder possa fazer a diferença em sua empresa.
Saiba admitir e lidar com seus erros.
Líderes também erram, e forma como eles vão lidar com estes erros é que faz toda diferença no contexto da equipe. Admitir o erro e entender os caminhos que conduziram a este erro e a partir daí procurar mecanismos de correção, é sem dúvida uma característica imprescindível no processo de liderança.
Ao contrário do que muitos podem pensar, admitir um erro não é sinal de fraqueza. Demonstrará honestidade e comprometimento com objetivos maiores até do que o seu próprio orgulho.
Incentive sempre a criatividade.
Os colaboradores precisam ser encorajados a expor suas ideias, pensamentos e soluções. Por isso, ao invés de criticar ou constranger seus colaboradores, ouça o que eles têm a dizer e suas percepções sobre as situações. Bons líderes lançam desafios e escutam sugestões para resolver problemas da melhor forma possível.
Aprenda a desculpar-se.
Desculpar-se por um erro cometido é um ato de grandeza de demonstra espírito nobre. Como falamos anteriormente, erros podem acontecer, e tudo bem se eles acontecerem. Mas uma vez ocorrendo, busque entender a situação o quanto antes e desculpar-se com os que foram atingidos ou prejudicados por esse erro.
Mantenha o foco no longo prazo.
Saber onde você, sua empresa e sua equipe devem chegar é fundamental. Contudo, o dia a dia de uma empresa pode fazer com que um líder perca seu foco nesses objetivos. Por isso, nunca perca o foco no longo prazo. Pequenas negligências de hoje podem ter consequências bastante danosas no longo
Crie um ambiente meritocrático.
Um dos maiores desafios para uma organização além de conseguir os talentos necessários, é o de retê-los e recompensá-los na medida de sua participação nos resultados obtidos. Desse modo deve-se desenvolver mecanismos ou políticas que premiem o mérito pois dessa forma todos saberão que seu esforço será recompensado e que sempre haverá espaço para o crescimento.
Promova sua equipe.
Não estamos falando aqui necessariamente de promoções financeiras ou de cargos. Existem certas atitudes que podem custar bem menos ao empreendedor e que são muito fáceis de serem colocadas a prática. Um simples elogio, um título, um aperto de mãos, pequenas confraternizações, tudo isso pode fazer uma diferença enorme para o colaborador e para o clima da equipe.
Crie canais de comunicação com sua equipe.
Esteja sempre ponto a ouvir seus colaboradores. Eles podem trazer valiosos feedbacks e insigths para sua empresa pois ninguém melhor do que eles compreendem as necessidades mais imediatas e estão em contato mais direto com seu cliente. Por isso crie e mantenha canais de comunicação diretos com sua equipe.
Ao cultivar esses simples hábitos, você poderá notar a mudança de comportamento de sua equipe e consequentemente de sua empresa. Por isso, mantenha sempre uma atitude positiva diante desses desafios, confie em você mesmo e inspire sua equipe a trabalhar pelos melhores resultados que certamente virão.
Deixe o seu comentário: