Mitos de Investimentos - Lição nº 1: Quanto mais as coisas mudam, mais iguais ficam.
Há cerca de 14 anos atrás tive meu primeiro contato com a obra de Aswath Damodaran - Mitos de Investimentos. Nessa obra, através de alguns estudos de caso, Damodaran traz uma série de provocações com relação às métricas de valuation normalmente utilizadas, propondo alguns pontos de reflexão e discussões teóricas sobre pontos fracos de estratégias, além de lições positivas e negativas aos investidores, para que possam aumentar suas chances de sucesso ao se protegerem do fracasso. No último capítulo dessa obra, temos "Dez Lições para os Investidores" que traremos aqui na íntegra, nessa série de dez artigos, com o objetivo de incentivar nossos leitores ao estudo e ao questionamento de todas as "fabulosas propostas" de investimentos que a cada dia nos cercam.
E a primeira das lições é
Quanto mais as coisas mudam, mais iguais ficam
Nas palavras de Damodaran, "todas as histórias de investimentos discutidas neste livro estão em circulação desde que surgiram os mercados financeiros. Apesar disso, os assessores de investimentos as re-descobrem a intervalos regulares e as apresentam como se fossem de sua autoria. Para que essa histórias pareçam novidade, muitas vezes são dadas a elas nomes novos e bonidos (de preferência em grego). Chamar uma estratégia de compra de ações de baixo PL de "estratégia Ômega" ou "estratégia Alfa" parece fazer maravilhas no que se refere à atração exercida sobre os investidores. Além disso, à medida que aumenta o volume de dados sobre ações disponível para os investidores, alguns se tornam cada vez mais criativos no usos desses dados para encontrar ações. Na verdade, a facilidade com que podem filtrar as ações em relação a diferentes critérios - baixo PL, alto crescimento, impulso - permitu que alguns deles criassem filtros que podem ser vendidos como exclusivos."
Temos ai a promeira proposição de Damodaran para os investidores: "Cuidado com estratégias de investimentos de nome bonito e complexo que afirmem ser novas e e diferentes."
De imóveis a criptomoedas, ações, derivativos, e tudo que se refere a investimentos, somos bombardeados diariamente com essas estratégias. Basta abrir uma rede social qualquer ou o youtube que elas aparecem aos montes.
Por isso, vale o conselho: muita atenção a todas propostas de investimentos, em especial para aquelas que promovem ganhos rápidos e fáceis. Investir é um trabalho de aprendizado constante, autoconhecimento e disciplina forjados pela ação do tempo.
Desconfie sempre de altas promessas de retorno ou de facilidades, principalmente quando o assunto for o seu dinheiro.
Se quiser saber mais sobre investimentos e dados sobre empresas, recomendamos os sites:
Fundamentus: http://fundamentus.com.br/
StatusInvest: https://statusinvest.com.br/
Aos interessados no livro, segue abaixo link da Amazon:
https://www.amazon.com.br/Mitos-Investimentos-Aswath-Damodaran/dp/8576050595
Abraço e até o próximo artigo.
Rogério Santos
Kayros Consultoria
http://kayrosconsultoria.com/
Deixe o seu comentário: