INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O termo Inteligência Artificial ou simplesmente IA, tem se tornado muito comum em nosso cotidiano, quer tenhamos consciência disso ou não. A forma como fazemos uma pesquisa, recebemos notícias, utilizamos nossas redes sociais, procuramos um endereço, fazemos nossas compras, ou até mesmo pedimos um lanche, tudo em algum grau, tem a IA como participante.
Mas afinal, o que é a Inteligência Artificial?
A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que tem por objetivo o desenvolvimento de máquinas inteligentes, isto é, aquelas que se assemelham ao ser humano na sua capacidade de raciocinar, aprender e de resolver problemas.
Seu estudo está relacionado com o estudo das características da inteligência humana e da forma como ela pode ser reproduzida em computadores. A IA começou como um campo experimental na década de 1950 com pioneiros como Allen Newell e Herbert Simon, que fundaram o primeiro laboratório de inteligência artificial na Universidade Carnegie Mellon, e McCarty que juntamente com Marvin Minsky, que fundaram o MIT AI Lab em 1959.
Existem dois enfoques principais na inteligência artificial: o enfoque da computação e o enfoque da ciência cognitiva. O enfoque da computação, também conhecido como "enfoque da máquina", é o mais antigo e se preocupa em estudar como fazer com que computadores funcionem como seres inteligentes. Por usa vez o enfoque da ciência cognitiva, ou "enfoque do ser humano", estuda os mecanismos da mente humana e busca reproduzi-los em computadores.
Embora as duas abordagens sejam importantes, atualmente o enfoque da computação é mais utilizado na construção de sistemas inteligentes, já que o enfoque da ciência cognitiva ainda está em desenvolvimento (...e acelerando a cada dia)
Ela também pode ser dividida em duas macro categorias: a inteligência artificial fraca e a inteligência artificial forte. A inteligência artificial fraca é aquele tipo de inteligência artificial que se limita a reproduzir as habilidades humanas básicas, como a capacidade de raciocínio, de aprendizado e de resolução de problemas. Já a inteligência artificial forte é aquele tipo de inteligência artificial que consegue reproduzir as habilidades humanas avançadas, como a capacidade de criar e interpretar linguagem natural, de realizar operações matemáticas complexas e de tomar decisões sofisticadas.
Atualmente a IA é utilizada na construção de sistemas inteligentes, nos quais a máquina aprende a resolver problemas a partir de experiências (o chamado aprendizado de máquina). A inteligência artificial também é utilizada na automação de tarefas, na criação de sistemas de tomada de decisão e na tradução de linguagens.
E como a Inteligência Artificial está presente em nosso cotidiano?
A inteligência artificial (IA) está muito presente em nosso cotidiano, e a cada dia ganha mais espaço. Alguns exemplos de como ela está bem presente são: o assistente pessoal do Google, o Cortana da Microsoft, o Siri da Apple, Waze, etc…
Além de estar presente em diversos aparelhos, a inteligência artificial também é muito usada em pesquisas. E graças à inteligência artificial, os computadores estão se tornando cada vez mais inteligentes, conseguindo executar tarefas cada vez mais complexas.
Mas apesar de a inteligência artificial estar presente em nosso cotidiano, a maioria das pessoas ainda não percebe isso. É importante que as pessoas conheçam a inteligência artificial para que possam usar os seus benefícios.
Como a inteligência artificial pode ser aplicada aos negócios?
A IA já é bastante utilizada em diversos setores das empresas, como nas áreas de marketing, vendas, produção e de logística. Na área de marketing, a inteligência artificial pode ser usada para criar campanhas personalizadas para cada consumidor, e na área de vendas, a inteligência artificial pode ser usada para analisar o perfil do consumidor e identificar quais os produtos mais adequados para cada um.
Na área de produção, a inteligência artificial pode ser usada para analisar as demandas do mercado e programar a produção de acordo com essas demandas. E na área de logística, a inteligência artificial pode ser usada para planejar a distribuição dos produtos de acordo com as necessidades do mercado.
Portanto, a inteligência artificial é uma tecnologia que pode ser aplicada em vários setores da empresa, tornando-se a cada dia um grande aliado na forma como se faz negócios.
Quais os Riscos da Inteligência Artificial?
Muito embora a inteligência artificial seja capaz de realizar tarefas complexas, como identificar padrões em grandes quantidades de dados e tomar decisões, despertando cada vez mais o interesse de diversas empresas, que estão investindo pesado na criação de produtos e serviços baseados na inteligência, ela ainda é um assunto polêmico. Muitas pessoas temem que a inteligência artificial se torne um perigo para a humanidade, pois pode levar à criação de robôs que possam ser capazes de tomar decisões independentes e até mesmo destruir a humanidade.
Outros temem que a inteligência artificial possa ser utilizada para controlar as pessoas ou manipulá-las. De qualquer forma, é importante que os riscos envolvendo a inteligência artificial sejam amplamente discutidos e que as pessoas estejam cientes dos perigos envolvidos.
Mesmo apesar dos riscos envolvidos, a inteligência artificial traz consigo diversos benefícios. Hoje ela já torna a vida das pessoas mais fácil, melhora a produtividade e aumenta as chances de sucesso nas empresas.
Em suma, é importante que as pessoas estejam cientes dos riscos envolvidos no emprego intensivo da inteligência artificial, mas isso não deve impedir que se utilizem dessas tecnologias e a melhor forma de lidar com todos esses riscos da é a divulgação. o estudo e a discussão de seus possíveis impactos em nossas vidas e no futuro da sociedade
Abraço e até o próximo artigo.
Rogério Santos