Ética empresarial e Compliance
O que conduz o comportamento de sua empresa? O que orienta seus colaboradores no desempenho de suas atividades? Quais os valores que sua empresa transmite para os seus clientes? Qual a percepção que seus clientes têm de sua empresa e como ela impacta a sociedade?
As relações de consumo mudaram muito nos últimos tempos. Consumidores buscam mais do que produtos ou serviços. Busca-se identidade e percepção de valor. Não somente o valor que este produto ou serviço carrega em sua essência, mas também ao valor relacionado ao próprio consumo e seus impactos. Cada vez mais, as empresas enfrentam o desafio de transmitir seus ideais e crenças, promovendo uma cultura de impacto com todos os que com ela se relacionam.
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a ética das empresas e compliance e de sua importância para o seu crescimento.
O que é a ética empresarial?
Para as organizações, podemos entender ética como o estabelecimento e a aplicação dos princípios que irão nortear e disciplinar o comportamento da empresa na consecução de seus objetivos e de sua missão. Isso deve traduzir-se em um alinhamento entre o que a empresa acredita e sua conduta com seus funcionários, fornecedores, com o governo e com a sociedade.
Podemos entender a ética das empresas como o fio condutor que irá unir as suas ações, produtos, serviços, comportamentos e posturas de forma consciente e conectada com os valores em que essa empresa acredita. E é ao adotar essa postura que essa empresa começa a criar sua identidade social e a estabelecer-se como referência em seu contexto de atuação.
O estabelecimento dessa ética empresarial passará por questões de ordem legal, tais como pagamento de tributos e cumprimento de obrigações definidas em lei. Passa também pelo adimplemento de suas obrigações assumidas e pela entrega de serviços e produtos de qualidade. Mas também passa pela forma como essa empresa se relaciona com seus colaboradores e clientes, como ela respeita o meio ambiente e qual o impacto social que sua atividade produz.
O papel da liderança e dos colaboradores
A consciência dos valores que uma empresa deseja imprimir em suas condutas deve estar bem clara para quem lidera uma organização e para aqueles que dela fazem parte. A empresa precisa ter muito bem definidos quais valores estão na base de suas atividades e a liderança desempenha um papel muito importante nesse processo ao disseminar esses valores por toda a organização através do exemplo e no estabelecimento de mecanismos para garantia de sua eficácia.
E ao disseminar esses valores por toda a empresa, a liderança deverá estar sempre atenta à adesão dos colaboradores de modo a preservar a identidade do todo. E para disseminar esses valores uma boa ferramenta que se pode adotar são os chamados códigos de ética e conduta. Através desse documento a empresa irá definir como seus colaboradores deverão agir no desempenho de suas atividades de modo a preservar a ética estabelecida e garantir o objetivo das políticas de compliance.
Compliance
Inicialmente entendido como princípio de adequação jurídica das empresas, o conceito de compliance estendeu-se ao longo das últimas décadas e hoje é sinônimo de uma conduta empresarial dirigida ao atendimento de todos os requisitos legais de uma empresa e ainda ao seu enquadramento conforme os princípios éticos e valores estabelecidos.
Uma política de compliance bem definida abrange todos dentro da uma organização, da linha de produção à presidência. Todos devem estar devidamente alinhados com as normas, controles, políticas e diretrizes estabelecidos.
Ao desenvolver o planejamento estratégico das empresas, a preocupação com o compliance deve estar presente em todas as etapas. Um compliance bem implementado dentro de uma organização proporcionará um maior controle de riscos operacionais envolvidos aliados a prevenção de fraudes e ao estabelecimento de uma melhoria contínua.
Uma empresa ética e com políticas de compliance bem implementadas terá sua credibilidade reconhecida pelo mercado. Num ambiente extremamente competitivo como o que atuamos hoje, ética e compliance são determinantes para a criação de um negócio duradouro e consolidado.
Deixe o seu comentário: