Estratégias para contratação e retenção de talentos
O sonho de todo empreendedor é ter uma equipe enxuta e de alta performance para potencializar os resultados da empresa. Saber recrutar é fundamental para reunir bons profissionais com as competências exigidas para o cargo e alinhadas com a estratégia de sua empresa.
A seguir, veremos alguns pontos essenciais a serem observados por todas as empresas em seus processos de seleção e retenção de talentos.
Contratação de Talentos
1. Descrição precisa do cargo
Parece óbvio, mas muitas empresas ainda não conseguem descrever detalhadamente as funções a serem exercidas na empresa, bem como não pedem todas as especificações exigidas para o cargo. Por esse motivo, as pessoas que não se enquadram ao perfil solicitado podem se candidatar, tornando mais difícil reconhecer quem realmente está apto para a função. Lembre-se: avaliar habilidades e experiência é o primeiro passo para colocar uma pessoa qualificada na sua equipe.
2. Testes diferenciados
Ao invés de apenas fazer as famosas entrevistas, experimente a utilização de testes com o candidato. Elabore uma prova ou questionário colocando-o para solucionar situações reais que a empresa vive diariamente. Desta forma, você analisará o quanto ele consegue pensar estrategicamente e seu nível de comprometimento e compatibilidade com o cargo e com a empresa.
3. Pensar no próximo passo
Pessoas talentosas gostam de desafios. Por isso, ao contratar, já pense além cargo que está sendo oferecido. Verifique se o candidato tem perfil para fazer carreira em sua empresa e integrar seu time por muito tempo. Cheque seu perfil de liderança e suas habilidades para conversar e lidar com pessoas. Tenha sempre em mente que um bom colaborador deve ter “espírito de dono”.
Retenção de Talentos
1. Ambiente de trabalho favorável
Achou o candidato perfeito? Ótimo! A missão agora é a empresa conseguir reter esse colaborador e desenvolver suas habilidades no maior nível possível. O ambiente de trabalho é uma variável fundamental para que a equipe se sinta motivada a trabalhar e a se engajar com a missão da empresa. Procure sempre criar um ambiente que estimule a troca de ideias e opiniões, independentemente da posição ocupada pelo colaborador dentro da hierarquia da empresa. Seus colaboradores sentirão motivados a participar dessa troca de ideias, criando a sinergia necessária para o crescimento.
2. Envolver os funcionários no processo de decisão
Uma das grandes necessidades do ser humano é se sentir importante. Desta forma, envolver os colaboradores nos processos de decisão da empresa faz com que o mesmo se sinta prestigiado e ouvido. Uma equipe transparente e engajada por uma causa comum é o maior tesouro de uma empresa!
3. Promover carreiras
Para reter um talento, é imprescindível mostrar reconhecimento. Esse reconhecimento pode vir na forma de um gesto público pelo trabalho, promoções de cargos ou ainda em bonificações em dinheiro. Verdadeiros talentos gostam de desafios e de serem valorizados.
Pequenas mudanças estratégicas podem ajudar a selecionar e a mudar o ambiente corporativo estimulando o surgimento de integrantes valiosos na equipe. Os líderes e a equipe de RH devem sempre estar atentos e alinhados para implantar estratégias como estas, garantindo assim a estrutura necessária para o crescimento da empresa.
Deixe o seu comentário: