Canvas: no processo de planejamento e inovação do negócio. Saiba mais!
Nos últimos anos, diversas ferramentas e modelos teóricos vêm sendo desenvolvidos e colocados em prática em busca de um melhor desempenho dos negócios.
Por isso, o objetivo deste post é abordar sobre o Canvas de Modelo de Negócio (Business Model Canvas), o qual permite o gerenciamento estratégico e inovador de seu negócio. Ele foi proposto inicialmente por Alexander Osterwalder.
Para ele, um modelo de negócios precisa mostrar uma lógica de criação e entrega de valor por parte de uma empresa. Além de mostrar as funções de um negócio e suas inter-relações.
Trata-se de um modelo gerencial que apoia no desenvolvimento do planejamento estratégico de seu negócio e que pode ser usado por para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho.
O Canvas é uma ferramenta de gestão em formato visual, que explora gráficos, por exemplo, e que ajuda a visualizar e comunicar o modelo de negócio, e que apresenta alguns aspectos que a empresa precisa considerar em seu gerenciamento.
Seu valor reside numa melhor compreensão de questões e pontos que devem ser trabalhados no processo de planejamento estratégico de uma empresa. Tudo isso de forma prática, dinâmica e colaborativa.
Isso porque o Canvas estando preenchido e disponível aos colaboradores, permite uma visão geral do negócio e incentiva a reflexão do estado atual e das necessidades por busca por melhorias.
Os pilares da ferramenta Canvas
O Canvas de Modelo de Negócio apresenta 4 pilares, como:
- Infraestrutura: que mostra os recursos essenciais para obter uma oferta que gere valor para o cliente.
- Oferta: se refere ao produto ou serviço da empresa e sua oferta de valor.
- Cliente: se refere ao público-alvo, canais de contato e tipo de relacionamento com o consumidor, seja durante ou após a venda.
- Finanças: abarcam as fontes de receita e custos para entregar uma oferta ao mercado.
Para isso, quatro questionamentos básicos compõem o Quadro que retrata o modelo de negócio baseado no Canvas, como na Figura abaixo:
Fonte: sebrae.com.br
O quadro é montado com base em 4 questionamentos:
- O que?
- Quem?
- Como?
- Quanto?
O modelo de negócio mostrado na Figura retrata como a empresa se organiza internamente para adicionar valor aos seus clientes.
Essas quatro perguntas acima são divididas entre 9 funções, veja:
- Proposta de valor: diz respeito ao tipo de valor que você oferece e sua singularidade ou diferenciação no mercado;
- Mercado-alvo: traz a definição de seu cliente potencial;
- Atividade principal: o que é básico nas realizações de sua empresa na entrega de sua proposta de valor;
- Parcerias: são as empresas relacionadas à sua, e que lhe ajudarão a entrega de sua proposta de valor. As parcerias são utilizadas para otimizar o modelo de negócio, reduzindo riscos e incertezas ao compartilhar com fornecedores e outros parceiros recursos diversos e atividades;
- Fonte de receitas: são as entradas de caixa e que decorrem de sua oferta de valor feita a cada segmento de clientes, o que vai definir como a empresa se mantém sustentável;
- Custos: diz respeito à estrutura de custos (da empresa), descrevendo os mais importantes ao executar um modelo de negócio. Sendo que existem os custos fixos, variáveis, de economia de escala e de escopo;
- Recursos existentes: retrata a estrutura e recursos de seu negócio para que a empresa aplique seu modelo de negócio. Estes recursos podem ser do tipo intelectuais, humanos, financeiros etc;
- Canais de comunicação e distribuição: diz respeito à estrutura necessária para colocar os produtos e serviços disponíveis ao consumidor no mercado.
- Relacionamento com o cliente: retrata como a empresa se comunica e se relaciona com o cliente de forma a fidelizá-lo, ou seja, de modo a vender mais para os mesmos clientes.
Respondendo a esses questionamentos, você poderá elaborar um Quadro ou mapa de seu negócio, o que ajudará a compreender, descrever e a predizer como as coisas ou atividades realmente funcionam em sua empresa, e através de um formato esquematizado e simplificado. Certo?
E, o melhor: tudo isso tem um potencial de inovação significativo para as empresas!
O potencial e a aplicação do Canvas
Luiz Carrasco, em 2014, durante o XXII Workshop Anprotec, avaliou a efetividade do modelo Canvas em 126 empresas, de diferentes estágios, de Minas Gerais. O estudo relevou que a ferramenta é relevante para visualizar o modelo de negócio e que impacta decisivamente na condução dos projetos internos, principalmente se utilizada na etapa inicial de um plano de negócios.
Este estudo analisou estes aspectos:
- A clareza da ferramenta Canvas;
- A facilitação na elaboração do plano de negócios;
- Clareza no entendimento do negócio;
- A participação de especialistas técnicos e do cliente, de fundamental importância no resultado geral.
- Os nove blocos ou funções analisadas do Canvas, se são suficientes para obter informações para desenvolver e validar um plano de negócios.
O autor Luiz Carrasco concluiu que ainda é necessário um maior preparo do empreendedor para a utilização da ferramenta Canvas.
Outro estudo, de Eduardo Menezes, em 2016, em sua dissertação de mestrado concluiu que uma pequena empresa conseguiu responder às necessidades do mercado mais rapidamente, enxergando novas oportunidades de negócio e construindo um ambiente interno propício à inovação.
Algumas ferramentas Canvas
Entre algumas ferramentas Canvas prontas e disponíveis no mercado, estão estas:
- O Canvanizer;
- O Business Model Designer;
- O LaunchPad.
São aplicativos, caso você entenda que sejam importantes, e que irão te auxiliar na montagem do seu modelo de negócio.
Enfim, a ferramenta Canvas é acessível a qualquer realidade e tamanho de negócio.
A utilização desse modelo auxilia na elaboração de um planejamento estratégico bem elaborado e com maior probabilidade de eficácia. Além de mostrar as lacunas ou oportunidades de inovação de sua empresa.
Concluindo
Agora que você já conhece a ferramenta Canvas e seu potencial, você já está ciente da importância de adotar essa ferramenta no planejamento estratégico de sua empresa, seja ela grande, média ou pequena.
Com o desenho do seu modelo de negócio através do Canvas, é possível ter uma visão geral e abrangente do negócio, compreendendo melhor seu potencial, formas de atingir o mercado alvo e obter mais eficiência e melhor resultado financeiro.
Deixe o seu comentário: