As formas de atuação de um governo na economia
Todos nós estamos diariamente em contato com diversas notícias sobre economia. Para os menos atentos algumas dessas notícias podem passar despercebido, contudo todas elas são muito importantes e afetam diretamente a nossa relação com dinheiro e com as nossas finanças.
Basicamente um governo possui quatro formas de atuação em uma economia, o que tecnicamente chamamos de políticas. Essas políticas traduzem-se em diretrizes de longo, curto e médio prazos, de atuação pontual ou estratégica, e interferem diretamente nos resultados econômicos do país.
As quatro principais formas de política ou de atuação dos governos são: Política Comercial, Política Monetária, Política Fiscal e Política Cambial.
Sobre a Política Comercial
A política comercial de um país reflete os resultados das operações de compra e venda que os agentes de país realizam com os demais países do mundo. Ela é resultante das exportações e das importações realizadas pelos setores econômicos do país. Desse modo, se um governo por exemplo deseja estimular o comércio externo de seu país através das exportações, ele poderá por interferir no câmbio ou ainda reduzir impostos para que os produtos produzidos em seu país possam se tornar mais competitivas frente aos dos demais países.
Uma outra forma de política comercial seria por exemplo estimulando as importações para modernização de sua indústria, reduzindo impostos e desburocratizando o processo de importação. Essa estratégia é muito comum em países em desenvolvimento que ainda não possuem tecnologia própria em seus processos de industrialização e necessitam de importar tecnologia para otimizar sua produção.
E ainda, outra forma ainda de atuação comercial ou de desenvolvimento de uma política comercial seria por exemplo o governo sobretaxar produtos importados para proteger sua indústria. Desse modo, ao tornar mais caros produtos importados ele cria uma reserva de mercado para os produtos produzidos em seu território.
Estamos vendo atualmente um exemplo de política comercial acontecendo nos Estados Unidos onde o governo Trump através da sobretaxa nos preços do aço importado vem buscando proteger na sua indústria, garantindo dessa forma o incremento de sua produção interna.
Sobre a Política Monetária
Essa talvez seja uma das formas mais conhecidas e mais comuns de atuação dos governos. Através do controle e da definição das taxas de juros internas de uma economia, busca se equilibrar as relações de oferta e demanda e de consumo e produção dentro de um país, sempre no intuito de manter a inflação em um nível adequado para o momento econômico vividas e de acordo com os objetivos de governo.
Em épocas de recessão os governos podem reduzir as taxas de juros na economia no intuito de estimular o consumo por parte de sua população e também estimular investimento por parte das empresas. Dessa forma busca-se através de um aumento da atividade econômica que a economia entre em uma rota de aquecimento gerando assim mais riquezas e crescimento.
Caso a economia apresente níveis constantes de crescimento de preços comprometendo a renda de sua população, o governo pode aumentar as taxas de juros fazendo com que consumo seja inibido gerando um excedente de produtos da economia, pressionando a inflação para baixo.
Aqui em nosso país temos experimentado atualmente um ciclo de redução das taxas de juros onde o governo busca estimular a atividade econômica criando as condições para que sua população consuma mais, gerando mais produção e por consequência mais emprego e o incremento da atividade.
O governo dispõe ainda de outras ferramentas de política monetária que ele pode ser utilizar que são o compulsório bancário e atuação no open market. No primeiro caso, ao aumentar ou diminuir o valor que os bancos são obrigados a manter em reserva de suas operações, o governo pode incrementar ou reduzir o volume de moeda em circulação. Com o mesmo objetivo temos no segundo caso, onde a atuação do governo comprando e vendendo dívida (títulos públicos) interfere no volume de recursos (moeda) de uma economia.
___________________________________________________________________________________
Veja nosso artigo sobre os reflexos da taxa de juros básica na economia em
http://blogdakayros.com/blog/serie-economia-e-negocios-os-reflexos-da-taxa-de-juros-basica-na-economia
Sobre Política Fiscal
Quando falamos sobre política fiscal estamos falando sobre fontes de arrecadação de um governo e de seus gastos - traduzindo, estamos falando sobre as entradas e saídas de recursos do governo.
Todo governo possui somente duas fontes de arrecadação para financiar as suas atividades. A primeira é através dos tributos e é segunda é através de emissão de dívida.
No primeiro caso quando um governo necessita de mais recursos para financiar sua atividade ele o faz através de aumento dos tributos principalmente os indiretos que incidem sobre produtos e serviços. Por outro lado, quando o governo necessita por exemplo de estimular determinado setor ele também pode fazer através dos impostos reduzindo suas alíquotas ou concedendo isenções. Vimos anteriormente neste artigo quando falamos de política comercial um exemplo disso.
Outro mecanismo de política fiscal que pode ser adotado pelos governos é através do controle dos seus gastos. Normalmente são adotadas medidas polêmicas pois, ora poderá se restringir determinados gastos essenciais ou ainda aumentar as despesas do governo. Posturas como essas devem ocorrer em um ambiente de planejamento e não devem ser direcionadas a interesses políticos como normalmente ocorre e estamos habituados a ver.
Sobre a Política Cambial
Finalizando aqui o nosso artigo sobre as políticas que podem ser adotadas por um governo para atuação na economia vamos falar sobre a política cambial ou seja um conjunto de ações que os governos podem adotar para interferir no câmbio seu país
Existem três formas de regime cambial: câmbio flutuante, câmbio fixo e ainda o regime de bandas cambiais. No primeiro caso o governo não interfere ou interfere muito pouco na variação de sua moeda em relação ao dólar. Se o governo não interfere em nada nessa relação estamos diante de um câmbio flutuante limpo, caso contrário, se o governo em determinados momentos interfere na relação entre sua moeda e o dólar estamos diante de um câmbio flutuante sujo.
No regime de câmbio fixo, os países adotam uma determinada taxa de câmbio predeterminada para regular todas as suas relações comerciais e financeiras com os demais países. Ao se estabelecer uma determinada cotação, o governo passa a ser comprador e vendedor nessa taxa, impedindo o mercado de flutuar os preços da moeda. Normalmente essa política cambial é adotada em momentos de grande stress econômico de um país.
Por último, no regime de bandas cambiais o governo estabelece o limite superior e inferior para oscilação de uma moeda em relação ao dólar. No limite inferior o governo é comprador e no limite superior ele é vendedor da moeda. A diferença em relação ao câmbio flutuante sujo é que esses limites são explícitos e divulgados antecipadamente para o mercado.
Em nosso país utilizamos o câmbio flutuante sujo uma vez que o Banco Central poderá intervir comprando e vendendo dólares para estabelecer determinados níveis adequados à atividade econômica.
Bom, essas são basicamente as quatro formas de atuação de um governo na economia. Entender cada uma delas é fundamental para que os agentes da economia de um país possam corretamente definirem suas estratégias e manterem-se competitivos em seus mercados de atuação.
Um grande abraço e nos vemos no nosso próximo nos em nossos próximos artigos.
Rogério Santos
CEO Kayros Consultoria
https://www.linkedin.com/in/rogerio-santos-a98a8b21/
Este material foi preparado exclusivamente com fins educacionais, não representando sob hipótese alguma declaração e/ou garantia sobre assuntos ou exemplos abordados. A Kayros Consultoria, não se responsabiliza em nenhum caso, direta ou indiretamente, por quaisquer perdas que possam advir das decisões de qualquer espécie tomadas com base nas informações contidas neste material. Nenhuma parte deste material pode ser reproduzida, armazenada ou transmitida, sob qualquer forma ou através de qualquer meio eletrônico, mecânico, fotocópia, gravação ou outro sem a prévia autorização por escrito da Kayros Consultoria.
Deixe o seu comentário: