A importância da assessoria jurídica para empresas
Independentemente do tamanho de uma empresa, são várias as conexões que ela mantem com todos os seus stakeholders. Departamentos, equipe de trabalho, clientes, processos internos, fornecedores, sócios, Governo, enfim são várias as relações estabelecidas, que vão desde antes de sua constituição estendendo-se após seu encerramento.
Nesse ambiente de constantes e crescentes transformações, é imprescindível que empresas de pequeno, médio e grande porte adotem cada vez mais a prática de contratar e manter uma assessoria jurídica para auxiliar na condução de sua parte legal da melhor maneira possível.
Você sabia que uma assessoria jurídica empresarial pode poupar gastos e transtornos para sua empresa? Confira abaixo alguns pontos importantes que irão te mostrar o quanto esse serviço é indispensável para o sucesso e crescimento sólido de uma empresa.
Definindo como será constituída uma empresa.
O espírito empreendedor existente quando da constituição de uma empresa ou negócio por vezes negligencia aspectos extremamente importantes com relação à forma como essa empresa será criada. A escolha do melhor tipo societário, do regime de tributação mais adequado, a verificação de todos os aspectos legais necessários para o correto estabelecimento e funcionamento dessa empresa, a forma como serão determinadas as relações entre os sócios e seu papel dentro do negócio, todos esses aspectos são extremamente importantes e necessários de serem observados.
Compliance: Organização e a certeza de que tudo está nos conformes.
Empresas que contam com uma boa assessoria jurídica tem seus riscos minimizados e podem realizar suas operações com muito mais segurança através da observância das normas legais e regulamentares aplicáveis a sua atividade ou negócio.
Um bom exemplo está na atuação conjunta entre a área comercial e jurídica. Através de uma assessoria qualificada, gestores comerciais podem concentrar seus esforços na realização de negócios, deixando a análise de contratos e riscos jurídicos envolvidos por conta de seus assessores jurídicos. Dessa forma a empresa realizará negociações mais rentáveis e seguras.
Prevenção: é melhor contar com a assessoria jurídica antes do problema.
Bons gestores não esperam problemas acontecerem. Eles antecipam e agem de forma preventiva de modo a minimizar impactos que eventualmente possam atingir a empresa.
Em conjunto com uma assessoria jurídica, o empresário terá a tranquilidade e segurança em saber que sua empresa observa as práticas legais aplicáveis, evitando transtornos e colaborando para o crescimento sustentável de seu negócio. Uma boa assessoria jurídica é capaz de monitorar os possíveis fatores de risco de uma atividade, buscando antecipadamente as melhores alternativas para a empresa.
E o custo-benefício?
O investimento realizado por uma empresa na contratação de uma assessoria jurídica não é alto em relação aos benefícios e a segurança por ela trazidos, principalmente quando seu papel é desempenhado antes que problemas ocorram.
Atuando dentro da legalidade, a empresa poupará custos futuros com tributos, ações judiciais, indenizações e demais perdas provenientes de problemas jurídicos. Além disso, a empresa poderá verificar novas oportunidades de negócios, melhorar o relacionamento com seus funcionários e atuar em observância constante às normas aplicáveis. Não existem contraindicações para a assessoria jurídica.
Empresas em crescimento e que desejam otimizar seus resultados devem sempre buscar uma assessoria jurídica adequada aos seus negócios. Quer seja através da contratação de uma equipe própria ou ainda de escritórios especializados, é imprescindível ao empresário estar bem assessorado juridicamente nos dias atuais.
Uma assessoria jurídica empresarial fornecerá as bases sólidas para que uma empresa possa manter um continuo processo de desenvolvimento. Contar com o apoio de uma assessoria jurídica especializada é resguardar a instituição em todos os aspectos!
Deixe o seu comentário: