5 maneiras de como a contabilidade estratégica contribui para os resultados de sua empresa
A contabilidade tem evoluído constantemente à medida que há crescem o número de mudanças no ambientes de negócios. Isso somado à burocracia tributária presente no Brasil, pois sabe-se o Brasil tem hoje um sistema tributário muito complexo e oneroso.
Nisso, a contabilidade nas empresas precisa assumir uma postura mais estratégica, devendo, portanto, ficar mais vinculada às mudanças do ambiente externo, ao desenvolvimento interno da empresa e aos novos desafios competitivos, ao mesmo tempo que, precisa avaliar o desenvolvimento da posição competitiva de cada unidade de negócio.
Sim, este cenário exige dos sistemas de contabilidade e dos profissionais contábeis uma dinâmica diferenciada, com um foco voltado para as novas tendências, transformações e mudanças na tecnologia e nos mercados, principalmente.
O empreendedor juntamente com sua equipe contábil precisa ficar mais atento para entender profundamente da essência do negócio, assumindo responsabilidades mais estratégicas.
Por isso, neste artigo você ira conhecer mais sobre como a contabilidade pode contribuir para uma gestão mais eficiente de seu negócio e ajudar a melhorar os resultados de sua empresa.
A evolução do papel da contabilidade
Os sistemas de contabilidade tradicionais não consideram as pressões competitivas enfrentadas pelas empresas, não contemplando o surgimento de novas tecnologias e de processos administrativos. Isso tornou fundamental a reformulação do sistema contábil das empresa, seja ela de qualquer tamanho ou realidade.
Hoje, a contabilidade deve estar integrada à estratégia geral da empresa, ou seja, ela não pode se situar como um sistema isolado que desenvolve suas rotinas e sistemas de medição distante ao planejamento geral da empresa.
O conhecimento da posição competitiva da empresa passa a ter relevância, e mostra a necessidade de medição de parâmetros diferentes dos tradicionais, de forma mais qualitativa e mais ligada à estratégia empresarial.
Nesse sentido, os profissionais contábeis passam a ser demandados para a concepção e gerenciamento de sistemas eficientes de gestão, deixando as tarefas rotineiras para os sistemas informatizados.
Confira agora, 5 maneiras de como a contabilidade pode contribuir para os resultados de sua empresa:
1. Usar a tecnologia para a organização e integração
Um dos fatores mais complexos no âmbito da contabilidade é o recebimento de documentações e informações para organização, consolidadção e fechamento contábil mensal e realização do balanço anual.
Por isso, com o acesso e uso de ferramentas de gestão, como o ERP (enterprise resource planning), um sistema de informação onde todos os dados e processo de uma empresa ficam integrados, seu escritório ou sua empresa vai perceber que esse processo flui mais facilmente e eficientemente.
Além disso, ao fazer uso de ferramentas de lembretes de rotinas, sua empresa fica em dias com cada obrigação.
Se você puder fazer uso das ferramentas digitais para escrituação contábil, vai conseguir eliminar tarefas manuais demoradas como conferência, digitação e organização de documentos, evitando ainda os erros humanos.
Ou seja, libera você para pensar melhor seu negócio, para elaborar estratégias para melhorar o desempenho de sua empresa.
2. Explore as soluções de consultoria tributária e financeira
Se você não tem tempo, não domina e fica confuso em meio a tantos pormenores das obrigações tributárias e financeiras, saiba que pode contar com a ajuda de uma consultoria especialista te auxiliando com as mudanças da lei, normas reguladoras e encargos.
Tudo muito mais simples, não é mesmo?
Além disso, uma consultoria poderá assessorar você na recuperação de créditos tibutários, tramitação burocrática, e com as melhores condições.
3. Ajudando no controle dos gastos
Com uma economia mais retraída, é fundamental que as empresas controlem mais seus gastos. Mas por onde começar sem impactar na qualidade de produtos e processos?
Uma contabilidade com foco estratégico pode te ajudar, identificando quais são os gastos operacionais e comerciais da empresa e verificando se de fato, é hora de rever políticas de custos, preços e vendas.
Com essa análise é possível ter um equilíbrio maior nas finanças da empresa.
4. Novas habilidades na contabilidade estratégica
Reflexão proativa: uma contabilidade de postura estratégica atua com o propósito de olhar o passado e o estado presente, preparando-se para o futuro de forma estratégica.
Relacionamento: o papel de cultivar bons relacionamentos cada vez mais ganha maior destaque, portanto, a contabilidade estratégica deve colocar o cliente em primeiro lugar e estabelecer parcerias com empresas, sempre com o olhar em todos os tipos de ameaças, inclusive financeiras.
Responsabilidade dinâmica: ter respostas rápidas e comunicação em tempo real junto aos clientes internos e externos à empresa, de forma que eles sejam bem apoiados em suas necessidades.
Articulação estratégica: é a capacidade de fornecer assessoria em forma de explicações, recomendações diversas e de investimentos, vinculado ao âmbito da contabilidade e de sustentabilidade do
5. Gestão e planejamento tributário
Ao escolher o melhor regime tributário para sua empresa, a contabilidade otimiza o sistema de pagamento de impostos, traduzindo suas ações em reduções reais de custos.
Você sabe que as empresas brasileiras pagam muitos impostos, por isso um sistema com visão contábil estratégica saberá, através do planejamento tributário, mostrar a solução mais adequada para sua empresa, garantindo menor impacto nas finanças de sua empresa.
Enfim, voce já compreende bem o papel da contabilidade para tornar sua empresa mais competitiva, não é mesmo?
Concluindo
Até aqui você viu como a contabilidade ao ser repensada, pode ser uma importante alidada na gestão estratégica de sua empresa, certo?
Como você percebe, novas práticas de sistemas de contabilidade são importantes aliadas no processo de decisão e do desempenho empresarial.
Você que é empreendedor, ao buscar fazer uso do potencial estratégico da contabilidade, poderá identificar novas oportunidades de negócios, além de ter boas práticas na gestão fiscal, financeira e operacional de seu negócio.
Então, saiba que é hora de contar com um parceiro adequado para suas necessidades estratégicas!
Conte conosco!
Deixe o seu comentário: